Refeições

RU do Campus Anglo deverá começar a operar em fevereiro

Obra será entregue em 60 dias, mas há a necessidade de licitar empresa para atuar no espaço

Jô Folha -

Demanda antiga dos alunos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o Restaurante Universitário (RU) do Campus Anglo está com sua estrutura em vias de ser entregue. No entanto, os estudantes poderão ter que esperar até 2019 para usufruir do espaço para suas refeições. A empresa responsável pelas refeições deverá ser licitada ainda neste semestre e o trâmite poderá vir a ser concluído apenas no início do próximo ano.

A entrega, por si só, já está atrasada. A previsão inicial era para o mês de julho, mas o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Otávio Peres, explica que alguns fatos acabaram causando a demora, como as condições climáticas impedindo o andamento dos trabalhos e a greve dos caminhoneiros, que parou o país por alguns dias. Assim, foi pedido um aditivo de 60 dias para ajustar, entre outras coisas, a questão da acessibilidade do espaço e a contratação e instalação de coifas na cozinha, para serem colocadas em parceria com a responsável pela execução de todo o restante das obras.

O espaço aproveitado para o novo restaurante já existia. Para dar vida à área, um prédio antigo do Anglo começou a ser reformado ainda em 2017. "Do ponto de vista de operação, a obra está praticamente pronta", revela o pró-reitor. Apenas detalhes em acabamentos separam a construção de sua entrega. Áreas como recepção, espaço de circulação, câmaras frias e almoxarifado estavam previstas na planta. Ele terá também um espaço para a fila ser formada dentro do próprio prédio.

Licitação
Atualmente a UFPel conta com três restaurantes universitários. Um em espaço próprio no Campus Capão do Leão e dois em prédios no Centro - na antiga Casa do Estudante (Andrade Neves esquina General Telles) e outro funcionando desde maio na rua Santa Cruz. Peres revela que uma refeitório também deverá vir a ser inaugurado na nova Casa do Estudante, na rua 3 de Maio.

Uma empresa deverá ser licitada ainda neste semestre para atuar em ambos os restaurantes universitários localizados em espaço próprio. As refeições deverão ser preparada nos restaurantes, já que ambos possuem estrutura para isso. As questões de cessão do local, qualidade nutritiva e composição dos cardápios são itens a serem discutidos no edital. "Nossos dois principais RUs terão suas cozinhas e refeitórios", aponta o pró-reitor.

O projeto é manter eles como os dois principais refeitórios da instituição. O espaço localizado na rua Santa Cruz possui aluguel vigente até maio do próximo ano e ainda não há uma definição se haverá prorrogação de contrato, aluguel de outro espaço ou mesmo a manutenção de apenas os dois RUs nos Campus. Esta última opção iria ao encontro do projeto, de diminuir o número de prédios alugados. Além disso, quando ambos estiverem operantes poderão vir a suprir a demanda da comunidade acadêmica, junto com o refeitório da nova Casa do Estudante. Atualmente, os Restaurantes universitários da UFPel servem 4,5 mil almoços e 1,5 mil jantares, em média, por dia. Tanto o do Capão do Leão quanto o do Anglo possuem capacidade para atender entre 2,5 mil e três mil pessoas por refeição, entre estudantes e funcionários.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Cinco anos do Estacionamento Rotativo em Pelotas Anterior

Cinco anos do Estacionamento Rotativo em Pelotas

Caravana do Cpers alerta professores sobre o voto consciente nas eleições Próximo

Caravana do Cpers alerta professores sobre o voto consciente nas eleições

Deixe seu comentário